Vasco: Cirurgia de Ricardo Gomes termina; médicos vão observar técnico por 72 horas

A operação de Ricardo Gomes, técnico do Vasco, terminou por volta das 23h (horário de Brasiía). Os cirurgiões consideraram um sucesso e vão observar o treinador, que sofreu um AVC hemorrágico durante o clássico contra o Flamengo, por 72 horas. O estado ainda é considerado grave.

Gomes permanece sedado na UTI do hospítal Pasteur neste período. Os médicos ainda não sabem se haverá sequela. Caso haja, o lado direito e a fala podem ser prejudicados. Pelo menos, nos próximos 10 dias, o treinador deverá ficar no hospital. Uma nova operação não é descartada também.

Clóvis Munhoz, médico do Vasco, explicou que a operação transcorreu dentro do esperado e com bons resultados: "A hemorragia foi totalmente drenada. Tudo correu bem. Agora o Ricardo está sedado, em coma induzido e entubado, para ter repouso total por pelo menos 72 horas, para que o tecido cerebral não sofra mais danos. Aí poderemos avaliá-lo melhor".

"Ele inspira cuidados e seu estado ainda é gravíssimo. É bem provável que Ricardo tenha sequelas na fala e em todo o lado direito do corpo. Só deixará o hospital em 10 dias, isso se tudo correr bem", completou o médico vascaíno.

A operação tinha o objetivo de drenar o sangramento encefálico. Os médicos afirmam que 70% do cérebro de Gomes estava tomado por sangue. A equipe obteve sucesso no procedimento.

Ricardo Gomes passou mal por volta de 20 minutos do segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, neste domingo. O treinador vascaíno foi, inicialmente, atendido pelos médicos do clube no banco de reservas. Em seguida, com dificuldades de se movimentar, Gomes foi levado para o centro médico do estádio.

Em fevereiro do ano passado, quando dirigia o São Paulo, o técnico foi internado com um AVC (acidente vascular cerebral).

O Vasco emitiu nota oficial por volta da meia-noite. Veja a íntegra:

O Club de Regatas Vasco da Gama informa que a cirurgia para drenagem de hematoma cerebral, a que foi submetido o treinador Ricardo Gomes, foi bem sucedida.

O procedimento cirúrgico foi realizado pela equipe do neurocicurgião, José Guache, com o apoio de todo o departamento médico do Vasco. As próximas 72 horas serão determinantes para avaliar possíveis sequelas, que se houver, poderão ser reversíveis.

O presidente do clube, Roberto Dinamite, o vice-presidente geral, Antonio Peralta, o vice de futebol, José Hamilton Mandarino, o presidente da Assembleia Geral, Olavo Monteiro de Carvalho, o diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, toda a comissão técnica do Gigante da Colina, apoiam a família do comandante no hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

E que toda a nossa imensa torcida continue na corrente positiva para que o nosso treinador se recupere da melhor maneira possível.

Força Ricardo Gomes, o Vasco da Gama está com você!

VEJA CAUSAS E POSSÍVEIS SEQUELAS COM A DOENÇA

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O TÉCNICO RICARDO GOMES

Do Uol

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem