VOCÊ SÓ TEM ATÉ ÀS 23h59 PARA DECLARAR SEU I.R.


Nesta sexta-feira (30), às 23h59, termina o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda (IR) de 2010. Cerca de quatro milhões de brasileiros - segundo balanço da Receita Federal dessa quinta-feira - ainda não enviaram o documento. Desses, algo em torno de 100 mil são pernambucanos. Apesar do corre-corre, quem integra esta lista precisa ter paciência. Afinal, basta um número errado, um endereço incompleto ou pior, um rendimento esquecido, para que a temida malha fina se apodere da declaração. Antes de tudo, não se deve informar rendimentos ou despesas sem a documentação que as comprovem. Nesses casos, o recomendado por especialistas é entregar de maneira incompleta mesmo e fazer uma declaração retificadora depois, acrescentando os dados. Isso porque, aqueles que enviarem a documentação a partir de amanhã já sofrerão penalidades financeiras.

Quem perder o prazo estará sujeito a uma multa por atraso de 1% ao mês sobre o imposto a pagar ou a receber – sendo de no mínimo R$ 165,74 e de no máximo 20% do total. Uma dúvida que tem assolado vários dos retardatários é quanto à obrigatoriedade de informar o número do recibo da declaração de 2009. O delegado-adjunto da Receita Federal no Recife, Alexandre Rego, é enfático ao explicar que o envio da declaração não depende desse dado. Trata-se, na verdade, de um item de segurança. De qualquer maneira, um erro bobo pode atrapalhar o envio do documento e tirar a paciência que já é curta na reta final.

Na página inicial de preenchimento (na qual são colocados o endereço, data de nascimento e outros dados básicos), antes do campo do número do recibo de 2009 há uma pergunta: "Essa declaração é retificadora?". Marque "não". Se for assinalado o "sim", o sistema irá imaginar que você está fazendo uma correção nas informações que já foram enviadas este ano e, consequentemente, vai exigir como condição para o envio o número do recibo, pois só assim a Receita poderia saber qual a declaração que está sendo retificada.

Fonte: JC

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem