JARBAS ADIA DECISÃO MAS SINALIZA SER CANDIDATO


Era final da tarde de ontem, quando o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PSDB), deixou o gabinete do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), após breve reunião. Pouco tempo depois, o peemedebista soltou comunicado pedindo tempo - mais uma semana. No lugar de anunciar se será ou não candidato ao Governo do Estado amanhã, como estava previsto, avisou que só o fará na próxima sexta-feira (7 de maio). Diante da mudança, jarbistas veem sinais claros de um “sim” à vista. “Porque ninguém adia uma resposta para dizer que não é”, foi dito no bastidor.

Por tabela, cogitou-se que o adiamento poderia vir a calhar com uma visita, a Pernambuco, do presidenciável José Serra (PSDB) - razão maior de Jarbas entrar na disputa. Coordenador geral da campanha presidencial, Sérgio Guerra informou que o ex-governador de São Paulo tem sim agenda pelo Nordeste, “mas só dentro de 15 dias”. “Vamos ter uma programação pelo Nordeste daqui a duas semanas. Será uma visita pelo Interior e pelas capitais. Faremos Ceará, Piauí, Paraíba e Pernambuco”, adiantou

Ciente de que a Câmara Municipal do Recife aprovou Título de Cidadão para José Serra, o senador tucano revelou que ainda não falou com a autora do requerimento, vereadora Vera Lopes (PPS), para combinar uma data. O dirigente também deixou claro que a alteração no dia da decisão de Jarbas em nada teve a ver com a sua conversa de ontem com o peemedebista. “Já vínhamos falando sobre isso. Eu, Mendonça Filho, Raul Henry...”, resumiu.

A intenção prévia de jogar mais para frente o “anúncio” foi reforçada pela deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB). “Recebi com tranquilidade, porque já sabia que podia adiar. Se as negociações não estavam concluídas, melhor adiar”, ponderou.

O deputado federal Raul Henry (PMDB) tachou a conversa entre Jarbas e Guerra de “inconclusiva”. “Trocamos alguns telefonemas hoje (ontem). Eu, Raul Jungmann, Mendoncinha, Dorany...O processo não foi concluído, é preciso maturação”, avaliou. E garantiu que o ajuste no prazo “não é para inglês ver”, mas reflexo da indefinição.

Em nota oficial, o próprio Jarbas Vasconcelos fez questão de informar que a prorrogação foi em resposta à solicitação dos partidos aliancistas - PSDB, DEM, PPS, PMN e PMDB. Dito isto, complementou: “Nos últimos dias, conversei com os representantes dos partidos de oposição sobre as eleições deste ano. Essas mesmas lideranças apontaram a necessidade de que essas reuniões se estendessem além desta sexta-feira”.

MACIEL

O próximo passo deste enredo seria uma conversa com o senador Marco Maciel (DEM). O deputado federal André de Paula (DEM) disse que até hoje esse diálogo havia de ocorrer. “O senador Marco Maciel é o único que desde o início colocou com nitidez que é candidato. Precisa que haja disposição formal de Jarbas e Sérgio Guerra de formarem a chapa. Tida essa conversa (entre Guerra e Jarbas), eles agora devem chegar para Marco Maciel para que juntos os três, candidatos ou não, adotem algumas medidas”, explicou André.

Por Renata Bezrra de Melo

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem