ENERGIA VAI FICAR MIAS BARATA


A partir de amanhã, os clientes da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) terão redução média de 8,7% em suas contas de luz. A homologação do efeito médio a ser percebido pelos consumidores foi anunciada ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os clientes residenciais de baixa renda - que representam mais da metade no Estado - sentirão maior impacto nas contas, uma vez que a redução para este público será de 14,48%. Os residenciais comuns terão 8,87% a menos. Para os grandes consumidores, a exemplo das indústrias, a redução pode variar de 2,65% a 6,21%.

O analista de sistemas Fernando Alves gasta cerca de R$ 500 por mês com sua conta de luz e, para ele, a redução não será tão significativa, mas ajudará bastante em seu orçamento. “Estou conscientizando a família a reduzir o consumo, tanto para contribuir com as questões ambientais como também para aliviar no meu bolso. Os principais vilões para aumentar a conta de luz são chuveiro elétrico, ar-condicionado e ferro elétrico. A queda é positiva, mas vale lembrar que antes da privatização as tarifas eram bem menores”, declarou.

Para o primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, a expectativa era de que houvesse uma redução de 10% para o grupo A4 (as indústrias de pequeno porte). Ao todo, o Estado conta com aproximadamente 6,5 mil indústrias. “A queda alivia, mas não como deveria”. Já o consultor econômico da Federação de Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio - PE), José Fernandes, acredita que, com a redução, a tendência é de que os consumidores economizem no fim do mês e passem a consumir mais bens no comércio.

Segundo o superintendente de Regulação da Celpe, Fabiano Carvalho, a queda na tarifa de energia foi motivada, principalmente, pelo término da cobrança da última parcela da Revisão Tarifária de 2005. “Caso a parcela fosse cobrada em 2009, ao invés de ter sido postergada para 2010, a redução já seria sentida desde o ano passado”. A Celpe atende 2,9 milhões de consumidores em 185 municípios de Pernambuco e um na Paraíba.

Por Jamille Coelho

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem