Compositor francês Henri Dutilleux morre aos 97 anos

Compositor francês Henri Dutilleux morre aos 97 anos Jean-Pierre Muller/AFP 
O compositor francês Henri Dutilleux, um dos compositores contemporâneos mais tocados em todo o mundo, morreu nesta quarta-feira em Paris aos 97 anos, informou sua família.

Descrito como "clássico moderno", Henri Dutilleux é o autor de obras ousadas e ao mesmo tempo acessíveis. Sua última obra gravada, Correspondances, criada em 2003 em Berlim, foi lançada em janeiro por ocasião do 97º aniversário do músico.

– É um dos poucos compositores contemporâneos que entrou para o repertório ainda em vida. Ele tinha isso em comum com Olivier Messiaen – declarou à AFP o diretor da Orquestra Laurent Petitgirard e presidente da Sociedade de Autores, Compositores e Editores de Música (SACEM). – Sua obra permanecerá intensamente presente depois de sua morte – acrescentou.

Herdeiro de Debussy, Henri Dutilleux mantinha o mesmo respeito em relação aos tradicionalistas e aos vanguardistas, oferecendo composições de grande densidade expressiva.

Seu trabalho altamente poético tem sido amplamente difundido na França e no exterior. Henri Dutilleux ainda conseguiu atingir um público insensível à música contemporânea.

Da AFP/Foto: Jean-Pierre Muller / AFP

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem