"A reposição hormonal causou meu câncer", alerta a atriz Joana Fomm


Diagnosticada com câncer de mama aos 69 anos, a atriz Joana Fomm alertou as mulheres sobre o uso de hormônios – segundo ela causador de seu câncer de mama - e afirmou em entrevista que se soubesse das chances de desenvolver um tumor também optaria por retirar as mamas, como fez a atriz Angelina Jolie.

"A reposição hormonal causou meu câncer, por isso as mulheres precisam ficar atentas e devem fazer exames de mamografias com frequência. É muito doído. Se a pessoa pode retirar antes de descobrir a doença, vale a pena".


Conhecida por interpretar a beata Perpétua da novela "Tieta" (1989), a atriz teve que retirar as duas mamas e durante três anos teve que fazer quimioterapia.  "É diferente você retirar por opção e ter que tirar porque precisa. Fiz uma cirurgia para retirar dois nódulos do lado direito e logo depois descobriram mais três no lado esquerdo. Foram duas etapas muito difíceis e até hoje estou consertando esteticamente", afirmou a atriz, que anualmente vai ao oncologista.

Em um artigo publicado no jornal americano "The New York Times", na última terça-feira (13), a atriz Angelina Jolie contou que se submeteu a uma mastectomia dupla (retirada dos seios) para reduzir suas chances de desenvolver câncer de mama.

Com 37 anos, Jolie disse que os médicos estimaram que ela tinha um risco de 87% de desenvolver câncer de mama e de 50% de ter câncer de ovário. "Decidi ser proativa e reduzir o risco o máximo que eu podia", afirmou a atriz, mãe de seis filhos.

O processo de retirada dos seios começou em fevereiro e foi completado em abril, com a reconstrução dos seios usando implantes. "Houve muitos avanços nesse procedimento nos últimos anos, e os resultados finais podem ficar bonitos", escreveu a atriz em seu artigo.

Joana elogiou o ato de Angelina e alertou as mulheres sobre os riscos da doença.

"Se meu caso fosse parecido com o da Angelina Jolie, se eu soubesse da possibilidade de desenvolver um câncer, tiraria. Achei legal a atitude dela. É tão ruim essa experiência com o câncer, que se a pessoa puder evitar, evite", declarou Joana.

Afastada da TV desde 2010, Joana afirmou que seu maior desejo é voltar a interpretar. Por conta do câncer de mama e da disautonomia, doença que afeta o sistema nervoso e compromete os movimentos, a atriz ficou afastada dos folhetins.

 Em entrevista em 2010, Joana contou que quebrou uma costela durante uma queda, ocasionada pela disautonomia. "Minha pressão foi a três e brinquei com os médicos que fui ressuscitada".

Além do ator Brad Pitt ter elogiado a atitude da mulher, outros artistas também manifestaram suas opiniões. "Ao ter testemunhado sua decisão em primeira mão, eu achei a decisão de Angie, assim como tantas outras como ela, realmente heroica. Eu agradeço a equipe médica por seu cuidado e atenção".

Do UOL

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem